Sua vida mudou, você se planejou e, finalmente, chegou a hora de comprar sua casa própria. Agora, para realizar esse sonho, é preciso conhecer como funciona o financiamento imobiliário e saber as melhores maneiras de quitá-lo.

Se você não tem ideia de como fazer isso, entenda que não é o único nessa situação. Muitas pessoas passam pelo mesmo dilema, isso é bem mais comum do que parece.

A preocupação gira muito em torno do número e do tempo de pagamento das parcelas. Normalmente, o tempo de pagamento pode durar até 30 anos, mas não é preciso se preocupar tanto com isso e vamos te mostrar o porquê.

Como são calculadas as parcelas

Muitas dúvidas também giram em torno desse assunto, que é fundamental no momento de se realizar o financiamento de um imóvel. Saiba que os valores das parcelas são calculados com base no valor financiado, nas taxas praticadas e no número de prestações a serem pagas

Ou seja, durante o pagamento das prestações você não quita apenas o preço do seu novo imóvel. Entenda que cada parcela é composta por três partes: a principal, os juros e as taxas operacionais.

  • A parte principal é o valor efetivo que está pagando pelo imóvel que adquiriu;
  • Os juros são os valores determinados pelo banco para te emprestar o dinheiro,
  • E as taxas operacionais são os encargos do processo de financiamento como, por exemplo, o seguro.

Ter conhecimento sobre essa divisão é interessante para entender que, muitas vezes, além de possível, é vantajoso antecipar o pagamento da sua prestação.

Fazendo isso, você tem a opção de reduzir os juros, diminuindo o valor total das parcelas, ou continuar pagando os mesmos valores, em um tempo menor de financiamento.

Maneiras de quitar o seu imóvel 

Existem diversas maneiras de quitar o seu imóvel antes do tempo previsto. Por não existir uma fórmula mágica, vamos apresentar aqui as mais comuns e benéficas para o seu financiamento.

Quitar as últimas parcelas

Diminuir o tempo total é uma das maneiras de pagar menos juros do que foi previsto no início do financiamento. Ao pagar uma parte do principal, você realiza uma amortização dos juros.

Ou seja, você paga uma parte que ainda falta do valor total do seu imóvel. Imagine que você pediu menos dinheiro ao banco e, logo, paga menos juros. É isso! É possível abater o valor das últimas parcelas, e assim, reduzir o tempo total de pagamento.

Amortizar a dívida

Essa opção é a mais indicada para aquelas situações de sorte, quando surge um dinheiro que você não estava esperando. O recebimento de uma herança ou o ganho de uma ação na justiça podem te ajudar a quitar sua dívida.

Além disso, também será possível diminuir os juros e deixar de pagar as taxas operacionais referentes aos meses cujas parcelas você irá quitar de uma vez.

Utilizar o FGTS

A cada dois anos você pode usar seu fundo de garantia de maneira legal. Uma das formas que você pode utilizar esse dinheiro é para a quitação de um financiamento. Com o FGTS, é possível pagar pelo menos uma parte do financiamento do imóvel, reduzindo o número de parcelas.

Utilizar o décimo terceiro salário ou as férias

A última maneira que selecionamos para quitar seu financiamento de forma mais rápida é essa. Ao utilizar o dinheiro das suas férias ou do seu décimo terceiro, você pode dar um destino útil a ele, evitando que se perca em bens sem planejamento.

Importância do planejamento de gastos

No final das contas, cabe a você analisar a sua situação e decidir qual a melhor forma de quitar seu financiamento. Essas são as maneiras mais comuns e utilizadas para se livrar dessa dívida, mas outras também são possíveis.

É sempre bom lembrar que você deve estar sempre a par da sua situação financeira para ter o controle dos seus gastos. Esse hábito ajuda não só no financiamento, mas também ao quitar qualquer dívida e manter a sua vida financeira organizada.

Planejar seus gastos é de extrema importância. Mantenha em mente que é possível somar mais de uma forma de quitar a sua dívida de financiamento. A cada momento da vida pode lhe parecer mais acessível pagar uma parte da dívida de uma certa maneira.

Por isso, é muito aconselhável manter seus gastos planejados. Assim você terá controle total de tudo que ocorre em suas finanças. Aproveite para rever sua vida financeira e colocar seu financiamento em ordem!


Alok e Romana anunciam sexo do filho em chá de revelação

DJ publicou vídeo do momento em que descobrem que vão ser pais de um menino. Nos comentários, fãs parabenizam o casal O DJ goiano Alok, 27

Novo stand-up de Whindersson Nunes estreia na Netflix

Estreou na Netflix nesta quinta-feira, 15, o novo stand-up do youtuber e comediante Whindersson Nunes. Intitulado "Adulto", o show aborda

Padre Fábio de Melo anuncia fim de carreira musical

Após sair das redes sociais, o Padre Fábio de Melo anunciou que também deixará sua carreira musical, nesta terça-feira, 13. O religioso deu a

Alcobaça em Festa: Participe e prestigie as grandes atrações deste

Alcobaça: A Prefeitura Municipal de Alcobaça, através da Secretaria de Cultura, estará realizando uma grande festa neste mês de agosto.

4º Pelotão da 89ª CIPM de Posto da Mata realiza entrega de cestas

Nova Viçosa: Policiais militares do 4º Pelotão da 89ª CIPM, lotados no distrito de Posto da Mata, município de Nova Viçosa, realizaram o 1º

Aprenda a terminar o namoro sem bafão na web, saiba como ser

Lavar roupa suja nas redes é mais comum do que se imagina, mas mancha a reputação. Especialistas explicam o que não fazer após a

3º Festival da Canção: VOZES realiza suas primeiras audições

Teixeira de Freitas: O Festival da Canção de Teixeira de Freitas chega a sua 3ª edição em 2019. As audições desta primeira etapa da

Brasileiros atingem o cume da montanha mais perigosa do mundo

Karina Oliani, Maximo Kausch e Moeses Fiamoncini atingiram o cume do K2 na madrugada desta quinta-feira (25). Karina e Maximo chegaram ao cume do

João Gordo volta para a UTI e banda cancela agenda 2019

Cantor e apresentador está internado com quadro de pneumonia grave A banda Ratos do Porão cancelou os shows marcados até o fim do ano,

Aniversário de Davi: 87ª CIPM faz surpresa a uma criança que sonha

Teixeira de Freitas: Na noite deste domingo, policiais militares da 87ª CIPM fizeram uma surpresa para o pequeno Davi Lucas, que completou 05

Policia
Nossos Apoiadores: